quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM - 2010

Uma expectativa de quase cinco milhões de estudantes pode ter sido jogada pelo ralo por causa da falta de organização com que nossas autoridades comandam a educação no país. No último final de semana o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado e marcado por uma forte mobilização para que tudo desse certo: atores em meios de comunicação, abertura do governo para a explicação do tema. Diversos segmentos fizeram sua parte para que tudo saísse perfeito e que o país fosse plenamente elogiado. Nada foi tão falado durante a semana que antecedeu a prova, das estruturas até às questões. Entretanto...
Chegado o grande dia, não podemos, de fora, imaginar como foi difícil a vida dos jovens que tem por finalidade o acesso ao nível superior, mas assim que se transcorreram os minutos, acabando o exame, vimos uma série de falhas daqueles que tem por função apenas isso: Formar uma série de questões resolvidas pelos nossos futuros colegas de faculdade. Cartão respostas errados, caderno de questões mal impressos, enfim, umas zona total. Mas o que mais surpreendeu, foi como tudo se procedeu. A anulação pelo juíza, elogio de autoridades, e mais uma vez quem saiu lesado foi o estudante, que muitas vezes desde a escola pública não tem um acompanhamento.

Enfim, se formos detalhar cada loucura que aconteceu nesse final de semana, teríamos que escrever um “bíblia”.

Termino esse pequeno desabafo com a minha ironia, que o presidente Lula acha uma seriedade: O ENEM FOI UM SUCESSO

2 comentários:

  1. Pois é B, tô indignada !!!
    Agora é esperar essa palhaçada acabar e ver o que eles resolvem pra gente, agora, quem me garante uma boa prova novamente ?
    Os nervos estão a flor da pele, a ansiedade mais forte do que nunca... e mais uma vez a gente se fo*e sem ter culpa ! PQP.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Amigo, vou contar o meu caso com o ENEM. Há 5 anos fiz essa prova, muito antes dela ser critério de entrada nas universidades. Naquela época com o ENEM eu só podia eliminar a primeira fase da UNIRIO. Fiz a prova sem problemas, mas o resultado queeu deveria receber na metade de novembro só foi chegar na minha casa na metade de dezembro, dois dias antes da minha formatura. E não consegui fazer a fase específica da UNIRIO. Agora tem mais gente sendo prejudicada pelo ENEM. Será que não passou da hora de rever o sistema educacional brasileiro a fundo?

    Abração

    ResponderExcluir